...


Eu vou me acumulando, me acumulando, me acumulando. Até que não caibo em mim e estouro em palavras. (Clarice Lispector)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

E o egoísmo prevalece

Não tenho a pretensão de ser a dona da verdade, longe disso, mas a cada dia que passa o egoísmo me incomoda mais, inclusive o meu. Em um mundo cada vez mais individualísta, EMPATIA é um adjetivo raro, aparentemente por muitos desconhecido.
Embora, teóricamente, todos nós saibamos que seria impossível vivermos sozinhos, essa máxima não se aplica a realidade, mais uma vez nos deparamos com aquela velha frase "Na teoria, a prática é outra", pois bem, se todos sabemos que precisamos uns dos outros, porque não sermos mais compreensíveis e sensíveis com os problemas alheios? E nem estou aqui sugerindo que resolvamos tais problemas, apenas poderíamos nos colocarmos no lugar do outro, ao menos de vez em quando descermos do nosso pedestal tão confortável.

É... mas como é difícil a arte de viver não é? Como é complicado sairmos de cima do nosso próprio "rabo" e ver como ele é defeituoso, me perdoem o uso da metáfora infame, porém percebo que é menos trabalhoso e muito mais cômodo, nos acomodarmos confortavelmente sobre nossa "calda" esquecendo da sujeira que ali acumulamos e olharmos para a sujeira do visinho, seus defeitos, suas imperfeições. 
Que Deus tenha misericórdia de nossas almas!


Nenhum comentário: